Skip to main content

Galette des Rois – le 06 janvier

Salut tout le Monde!!

2021 começa já com uma tradição francesa, no dia de hoje, 06 de janeiro, chamado de dia de Epiphanie. Dia de Reis para nós, com a tradicional “Galette des Rois”, que é uma torta famosa em toda a França.

Origem da Galette des Rois

Tudo começou no século 17, quando Luís XIV, o Rei Sol da França, resolveu homenagear o “dia da Epifania” (dia da Manifestação dos 3 Reis magos, comemorado no dia 6 de janeiro) com um doce em formato de coroa (rosca) chamado gâteau des rois. Alguns poucos anos depois, fizeram uma torta redonda, recheada com creme de amêndoas que começou a se tornar mais popular que a rosca de frutas cristalizadas. Surgiu então a Galette des Rois. A Galette se tornou a preferida de outro rei, o Luís XV. Conta a lenda que o cozinheiro, para surpreender e presentear o rei, resolveu colocar uma jóia dentro da galette. Foi uma festa. O rei e seus convidados adoraram a idéia e então começou a ser difundida entre a aristocracia francesa e, ao invés de jóia, colocavam uma fava de baunilha. Os anos se passaram e a brincadeira foi amadurecendo. Quem encontrasse a fava dentro da galette, seria rei por um dia. Em troca, compraria a galette do ano que vem.

Hoje, as Galletes des Rois são vendidas com bonecos dentro (com peças de porcelana, ferro ou plástico) e com coroas de papelão (e quem achar a “fava ou o boneco” deverá usar a coroa e ser “o Rei do Dia”!).

Nas grandes cidades, aqui, no Brasil, você já consegue encontrar em algumas docerias/ pâtisseries a Gelette des rois pra comprar, se divertir com a família e amigos e também saborear essa delícia francesa.

Se gostou, curta e deixe um comentário.

Você já provou uma Galette des rois?

Se você quer aprender francês como você aprendeu português, usando método focado na compreensão oral, clique neste link: http://materiais.pratiquefrances.com.br/curso-pratique-frances e já faça sua inscrição.

Te vejo no curso.

À très bientôt!

Deixe um comentário