Skip to main content

Você sabia ? A pronúncia

A pronúncia

O francês e o português são duas línguas latinas, isso quer dizer, que ambas vêm do Latim, por essa razão, há inumeras palavras francesas que, tanto a ortografia como o significado nos evocam “algo parecido em português”. Algumas estruturas de frases também são bem parecidas, o que nos ajudam bastante durante a nossa aprendizagem. Eba ! ; )

Por outro lado! É importante ter muita atenção e cuidado com a pronúncia, mesmo que tenhamos palavras parecidas, não podemos nos deixar levar pelos sons familiares ( sons em português) que são muito diferentes numa e noutra língua. Por essa razão, é de suma importância, começar seus estudos em francês ouvindo “os sons nativos”, a pronúncia de um falante nativo da língua francesa. Apenas o ato, de periodicamente, ter contato com os sons da pronúncia nativa do francês, ouvindo diálogos do cotidiano, músicas, áudios, prestando atenção em filmes… enfim, fará com que seu ouvido comece a se acostumar com esses novos sons e voilà… e quando você menos imaginar, estará compreendendo os sons e repetindo-os com facilidade… pode ter certeza, sabe como eu sei? Pois aconteceu comigo!! Então quer aprender francês de verdade, compreendendo bem o francês falado? foque na compreensão oral, claro que acompanhado do recurso de transcrição dos áudios, que é primordial para que essa aprendizagem aconteça de forma efetiva.

Vamos a três exemplos.

A pronúncia do “r” em francês é bem diferente da do r em português, o que pode facilitar para  o início do nosso aprendizado, podemos dizer que a pronúncia do r francês é bem forte, que vem da garganta, um pouco parecido com o nosso som do “rr” de “macarronada/ carro”.

A pronúncia da vogal “u”em francês, que em português podemos dizer que fica entre um “ i” e o “u”, que aprendemos a fazer o famoso biquinho francês do “u” porém o som sai um quase “i”.

E para terminar, vamos falar do acento tônico, este não apresenta muita dificuldade já que situa-se, em geral, na última silaba da palavra, o que leva muitos a fazerem a brincadeira de falar em francês apenas falando palavras em português e colocando o acento tônico em todas as últimas sílabas, quem nunca fez isso, né?  ;D

Claro que estas explicações foram sucintas e existem exceções, porém deixaremos para outro post para detalhá-las.

Então, não negligencie nunca a pronúncia no aprendizado de qualquer idioma. E sim, priorize seu aprendizado!

Gostou?

Vous êtes prêt? Allez!! (Você está pronto? Vamos!!)

Você está pronto para o mundo do francês que está a sua espera?

Vamos juntos!!

Embarque nessa comigo, você irá se surpreender com este lindo idioma.

Gostou? Curta, compartilhe e deixe um comentário.

Ah … não esqueça … está chegando o Black Friday Francês. “Ne ratez Pas!

Deixe um comentário