Skip to main content

6 Etapas para se ter disciplina para aprender francês.


Você alguma vez, já desistiu de aprender algum idioma? Eu também, e infelizmente cerca de 92% das pessoas que colocaram como meta aprender um idioma nesse ano, também vão acabar desistindo. Muitas pessoas culpam a falta de motivação. Mas isso tem muito a ver com o seu real motivo para estudar. Qual o seu real motivo para aprender Francês? Tendo esse motivo bem claro na sua mente, seja para estudar, morar fora, seja para conseguir uma colocação melhor no mercado de trabalho, ou mesmo por querer aprender por puro divertimento . Você terá motivação para continuar. Além de ter disciplina, assim você alcançará , todos os seus desejos.Falando em motivação e disciplina, neste post você vai aprender 6 passos para ter disciplina para aprender francês, para você fazer parte daquela minoria que não desiste e chega lá.
1 – Remova todas as tentações

Mais fácil do que tentar se policiar internamente, é mudar o seu ambiente e eliminar as tentações. Se por exemplo, você costuma se distrair com a televisão quando você está estudando, desligue a TV, ou mude de ambiente para estudar, longe do som da TV. Isso vale também para o celular, na hora de estudar é melhor desligar o celular.
Te encorajo a parar agora e listar 3 coisas que costumam fazer você PROCRASTINAR O ESTUDO de Francês e o que você pode fazer para eliminá-las.
2 – Tenha rotinas saudáveis de alimentação e sono.

Segundo terapeutas de reabilitação, há 4 grandes inimigos da disciplina, são eles: A fome; A Raiva; A Solidão e o Cansaço.Você está muito mais fraco e suscetível a chutar o balde quando você está com fome, com raiva, está só e cansado. Portanto, se você estiver com fome, coma algo saciante e saudável. Se estiver com raiva, respire fundo, faça uma pequena meditação por alguns minutos. Se estiver só, ligue para um amigo e bate um papo. E se estiver cansado, descanse um pouco. Ou tome um banho para relaxar.Cuidar bem do seu corpo e bem-estar ajuda a melhorar a sua disciplina também.
3 – Não espere estar na hora certa.

O nosso corpo gosta muito de estar na zona de conforto. O corpo e a mente não gostam de coisas novas e de novos desafios que quebrem a rotina já conhecida.E a aprendizagem de um novo idioma vai demandar do corpo e da mente horas de esforço a um longo-prazo para que realmente se atinja o objetivo que é falar fluentemente a língua francesa. Por esse motivo, não fique aguardando o momento, a hora certa para estudar. Não aja conforme você se sente, aja conforme os resultados que você quer atingir.
4 – Planeja recompensas

Ser bonificado por algo que você realizou bem é uma grande honraria, não é mesmo? Portanto, você deve planejar recompensas, todas às vezes, que você concluir algo que já havia estipulado anteriormente, ou quando você conseguiu reagir a uma tentação, se presenteie. Vibre com cada conclusão de tarefa realizada, comemore e receba o presente com muita satisfação. Seja comer um bombom, ou assistir um filme novo no cinema. Faça um jantar especial pra você mesmo. Pequenas coisas que você gosta e que façam você se sentir bonificado e feliz após ter atingido o seu objetivo com disciplina.
5 – Se perdoe e continue firme

Por mais que eu não deseje que isso não aconteça, você vai falhar. Mas o importante não é o fato de falhar ou não, e sim a sua reação perante o que aconteceu. Se você aprender algo e seguir em frente, estará progredindo e é isso que importa.Thomas Edison falhou 1093 vezes tentando inventar a lâmpada, até que conseguiu e mais de 100 anos depois é aclamado pelo seu impacto na humanidade. Quando você pensar em desistir por ter pisado na bola, lembre-se que a falha é o primeiro passo para o sucesso.
6 – Torne o processo divertido

O maior motivo por você ter dificuldades em manter a disciplina para aprender francês talvez seja que o método que você utiliza seja muito monótono e chato por ter muita gramática, o que torna tudo muito pesado e maçante. Para isso recomendo:Escolha um método que seja interessante para você, tipo o curso fechado do Pratique Francês onde a metodologia é baseada na aprendizagem da língua materna. Focando 100 % na compreensão oral. ; )

Busque assuntos que você goste para estudar francês, isso te ajudará e muito a ficar focado. Se gostar de culinária, busque receitas, vídeos de chefs de cozinha, vocabulário de cozinha, ingredientes, medidas, utensílios…tudo relacionado ao assunto que você gosta, assim o aprendizado ocorrerá muito mais facilmente. Depois encontre pessoas que gostem das mesmas coisas para compartilhar o aprendizado e pratique o idioma.


No final das contas o mais importante é atingir o seu objetivo, e com estes passos descritos acima e com a disciplina que você treinou dia a dia. Isso acontecerá num piscar de olhos.

Bon courage! Bora estudar Francês?

Se você quer aprender francês como você aprendeu português, clique neste link: http://bit.ly/CursoPratiqueFrancês e já faça sua inscrição. A gente se vê no curso.À plus!

Deixe um comentário