Skip to main content

La recette de la crème Chantilly

La recette de la crème Chantilly

  • 1 xícara de creme de leite fresco, pois o creme de leite de lata ou de caixinha não serve para esta receita.
  • 1/3 de uma xícara ou 1 colher de sopa de açúcar. Açúcar de confeiteiro é mais indicado porque mistura mais facilmente
  • 1 pitada de sal

Deixe o creme gelado. Quanto mais gelado ele estiver, mais fácil fica de bater. Planeje-se para bater o creme a partir do instante em que você o tira da geladeira ao invés de deixá-lo em cima da mesa por algum tempo. Se possível, coloque a tigela onde o creme será batido na geladeira.

Acrescente o açúcar e o sal. O sal serve para contrastar com o doce e realçar o sabor do creme. Use uma colher ou batedor de ovos para misturar bem.

Bata o creme. Use um batedor grande e comece a bater com um movimento circular. Bata o mais rápido possível para ajudar o ar a mudar a consistência do creme de um líquido pesado para uma substância fofa e leve.

É preciso um pouco de prática para aprender a bater o creme à mão. Deve-se trabalhar rápido o suficiente para não deixar o creme degelar demais. Troque de mão se a que estiver batendo ficar cansada.

Use uma batedeira para facilitar o trabalho. Coloque a tigela embaixo da batedeira de deixe a máquina fazer todo o trabalho. Pode-se usar também uma batedeira portátil, dessas que você segura com a mão, para fazer movimentos circulares suaves.

Fique atento à formação de pontas. A primeira mudança que você vai observar é quando a batedeira começar a deixar uma trilha no creme, indicando que ele se tornou mais sólido na textura. Continue batendo até que quando você levantar a batedeira do creme, dê para ver pontas mais ou menos firmes se formando.

Há quem prefira um chantilly mais mole, que escorre deliciosamente pelos lados de bolos e tortas. Outros preferem o chantilly bem firme para colocar por cima de sobremesas. Continue batendo até atingir a consistência de sua preferência.

Pare de bater antes que o creme vire manteiga. Se você bater por tempo demais (o que é fácil de acontecer com uma batedeira elétrica), o creme vai virar manteiga. Caso isso aconteça, guarde a manteiga para fazer outra delícia e comece do zero com uma leva nova de creme.

Bon courage!!..rsrs

Deixe um comentário