Skip to main content

La fête de l’Ascension – ferié en France

Salut! Ça va?

Hoje dia 5 de maio, é uma festa no calendário dos católicos, dia da Ascensão de Cristo ao Céu, aqui no Brasil há festividades ligadas as igrejas católicas, porém não representa um feriado oficial.

Por Exemplo, em Portugal caracteriza um feriado municipal, conhecido também como Quinta-Feira da Espiga, dia em que os portuguesa passam no campo a colher espigas e guardam uma para representar abundância o ano inteiro.

Outros países onde a Quinta-feira da Ascensão também é feriado oficial são Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Finlândia, Luxemburgo, Países Baixos, Noruega, Suécia, Suíça e França.

Na França, esta data representa, sim, um feriado nacional, 40 dias após a Páscoa, acontecendo sempre em uma Quinta-Feira, (Jeudi). As festividades também ligadas aos católicos, comemoram a Ascensão de Cristo ao Céu e  fim da sua presença na Terra.

E para os não católicos franceses, estes, aproveitam o dia de feriado para passear ao ar livre, e desfrutar dos inúmeros parques e bosques franceses, já que estão na primavera, e as temperaturas são mais agradáveis para passeios com amigos ou em família.

Sendo católico ou não, não deixa de ser interessante saber que na França, o dia 5 de maio é comemorado como no Brasil “la fête de l’Ascension” porém feriado oficial para os franceses e um dia de festa apenas para os religiosos brasileiros.

Se gostou, deixe um comentário. À la prochaine!

2 thoughts to “La fête de l’Ascension – ferié en France”

Deixe uma resposta