Skip to main content

Dia do Trabalho na França, dia do Lirio-do-vale e do amor!

Salut! Ça va bien?

O Primeiro de Maio é considerado feriado em muitos países, esta data começou a ser comemorada a partir de manifestações dos trabalhadores nos Estados Unidos em 1886 para reivindicar a redução da jornada de trabalho de 13 horas para 8 horas, e neste dia houve uma greve geral.  Um dia de lutas e de lágrimas entre policiais e sindicatos para pouco a pouco virar no mundo inteiro o feriado do Trabalho e dos Trabalhadores.

Na França, essa festa se juntou com uma velha tradição céltica de oferta de flores as moças solteiras no inicio da primavera, na época o Primeiro de Maio era também a festa do Amor. O lirio-do-vale  (em francês Muguet) foi associado ao primeiro de Maio em 1561 quando o Rei Carlos IX, visitando a região de Grenoble, foi presenteado com essa flor e gostou tanto que mandou distribuir buquês a todas as damas da corte.

Untitled design (76)

O casamento entre o lirio-do-vale (Muguet) e o Dia do Trabalho só começou depois da segunda guerra, quando os participantes ao desfilar começaram a trocar as flores vermelhas pelos “muguets”.

Esta flor é pouco conhecida no Brasil, mas já tem história por aqui. Durante muitos anos a companhia Air France entregava a mais de mil mulheres as preciosas flores na manhã do primeiro de Maio.

Estas flores saiam dois dias antes de Nantes, (cidade francesa) onde são produzidas, e elas chegavam na véspera no Brasil,  passavam pela alfândega, eram colocadas em caixinhas transparentes com fitinhas brancas  pelos funcionários da Air France , todos mobilizados, e eram distribuídas de manhã em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Que lindo…

Joyeux 1er Mai Porte Bonheur (2)

Mas hoje, se for viajando pela França nesse Primeiro de Maio, não esqueça de oferecer a pessoa amada essa florzinha que tem a magia de simbolizar no mesmo tempo o trabalho e o amor. Isso, só na França mesmo!

Se gostou, deixe um comentário. À la prochaine.

2 pensamentos em “Dia do Trabalho na França, dia do Lirio-do-vale e do amor!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *